Nesta segunda-feira (9), uma forte onda de frio polar chega ao Acre, Rondônia, Mato Grosso, sul do Amazonas, sudoeste de Goiás e planícies da Bolívia e do leste e sudeste do Peru, derrubando bruscamente a temperatura. A informação é do pesquisador meteorológico Davi Friale. Ainda de acordo com o pesquisador, na terça-feira (10), a temperatura também cai, como consequência dessa onda de frio, no sul e sudoeste de Goiás.
De acordo com Friale, esta frente fria pode provocar chuvas passageiras e pontuais, no Acre, principalmente no centro do estado e no vale do Juruá. Pode chover também no sul e sudoeste do Amazonas, no oeste de Rondônia, na região do Pantanal de Mato Grosso, no norte da Bolívia e na região de selva do Peru.
“No Acre, a chegada de uma onda de frio polar, com ventos intensos, logo nas primeiras horas do dia, declina a temperatura a partir do leste e do sul do estado. No restante do dia, a frente fria avança na direção do vale do Juruá, com menor intensidade. Pode chover em algumas áreas, principalmente no centro e no oeste acreano”, explica Friale.
A umidade do ar mínima, durante a tarde, varia, entre 55 e 75%, no leste e no sul do estado, e, entre 45 e 65%, nas demais áreas. Os ventos sopram ininterruptamente, entre fracos e moderados, com fortes rajadas, da direção sudeste.
Temperaturas:
– Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre, mínima, entre 15 e 17ºC, e máxima, entre 25 e 27ºC;
– Sena Madureira e Manuel Urbano, mínima, entre 16 e 18ºC e máxima, entre 26 e 28ºC;
– Brasileia, Epitaciolândia, Assis Brasil, Xapuri e Capixaba, mínima, entre 14 e 16ºC, e máxima, entre 23 e 25ºC;
– Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves e Porto Walter, mínima, entre 19 e 21ºC, e máxima, entre 32 e 34ºC;
– Marechal Thaumaturgo e Jordão, mínima, entre 17 e 19ºC, e máxima, entre 31 e 33ºC;
– Tarauacá, Feijó e Santa Rosa do Purus, mínima, entre 16 e 18ºC, e máxima, entre 29 e 31ºC;
– Acrelândia e Plácido de Castro, mínima, entre 14 e 16ºC, e máxima, entre 24 e 26ºC.